Museu Rodin, Paris

François-Auguste-René Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840Meudon, 17 de novembro de 1917).

O museu Rodin foi inaugurado em 1919 no antigo Hotel Biron. Situado no coração de Paris, desfruta de uma localização excepcional, perto da Torre Eiffel e dos Invalides. A perfeita harmonia do jardim de esculturas unida ao charme da arquitetura da construção tornam a visita um momento único em Paris. C’est très charmant!

Curiosidades sobre sua história

Enquanto aguardava a venda, o Hotel Biron e os outros edifícios da propriedade começaram a receber inquilinos em 1905, incluindo muitos artistas, o escritor Jean Cocteau (1889-1963), o pintor Henri Matisse (1869 -1954), a dançarina Isadora Duncan (1877-1927), a escultora Clara Westhoff (1878-1954), esposa do poeta Rainer Maria Rilke (1875-1921), através da qual Rodin descobriu o domínio. Em 1908, o escultor aluga quatro salas no térreo, abrindo para o terraço ao sul, para instalar suas oficinas. Ele descobriu um jardim selvagem, abandonado desde a partida da congregação em 1904, onde instalou algumas de suas obras e parte de sua coleção de antiguidades. Desde 1911, ele ocupou todo o hotel Biron.

O espaço também apresenta peças da escultora  Camille Claudel  que foi amante e musa de Rodin e trabalhou como sua assistente durante 10 anos. A relação dos dois foi tão intensa que se vê nas obras dele uma fusão dessa influência. Camille foi considerada pelos críticos de arte e escritores como um gênio da escultura, uma revolta contra os padrões estabelecidos para as mulheres. Seus trabalhos iniciais podem demonstram seu conhecido lirismo e farta imaginação. São maravilhosos e conquistaram espaço merecido dentro do musée Rodin.

Sua delicadeza está em cada uma de suas obras trazendo sentimentos e os movimentos do corpo humano esculpidos de forma extremamente sensível.

La valse de Camille Claudel

O Musée Rodin contém a maioria das criações significativas de Rodin, incluindo O Pensador, O Beijo e os Portões do Inferno, dentre muitas outras.

O beijo de Rodin

A propriedade em si já é maravilhosa e conta com janelas amplas e originais que têm vista para o jardim. É realmente encantador. O jardim é exuberante.

Esta mansão do século XVIII está rodeada por um cenário verde de 3 hectares. Estes jardins formais adornados com uma infinidade de plantas, árvores e arbustos, são preenchidos com esculturas de Auguste Rodin. Um lindo lugar para parar um pouquinho e contemplar essas obras de arte encantadoras. Ali no jardim tem um café com umas comidinhas deliciosas para aproveitar e fazer um lanche enquanto disfruta desse ambiente. Com certeza, quem for a Paris não pode deixar de ver o museu Rodin.

O site oficial para a compra de tickets e para obter mais informações é http://www.musee-rodin.fr/

Meudon

Au revoir, bisous 💋

Deixe um comentário