Une petite pause

Stop! Disse ao mundo esses dias, um vírus onipresente e insistente. Então paramos! Mudamos nossos hábitos, expectativas, e nosso comportamento . Estamos vivendo de uma maneira inédita e surpreendente. Aqui na França, por exemplo, confinados há quase dois meses, obrigados a portar autorização com dados pessoais, horário, justificativa de saída e sob pena de multa, funcionamos em ponto morto, enquanto esperamos a solução.

Très difficile, mes amours! Ver tudo em slow motion, ver aqui da minha sacada, Paris sem ser Paris, vazia, quase triste, em silêncio.

É primavera e os dias estão lindos, ensolarados e mais longos. Exatamente o que sonhamos, depois de um sempre gelado inverno europeu. Seria tempo de andar nas ruas, aproveitar os terraços dos cafés e restaurantes, invadir os parques e jardins. Seria um tempo em que as parisienses guardam os escuros e pesados casacos, para desfilarem a leve coleção verão que, geralmente, vira tendência no planeta.

Mas, em tempos de Covid, também a moda, sempre apressada e urgente, foi obrigada a fazer une petite pause. Das redes de fast fashion, às maisons de alta costura, dos centros comerciais aos grands magasins e, mesmo os sites de compras, com dificuldades de entregas e logística, todos estáticos, diante desse enorme colapso mundial.

Se vestir para que? Passear entre a sala e a cozinha? Colocar chapéu e óculos para levar o lixo lá fora? Escolher aquele vestido deuso para ver La Casa de Papel? Vejo que é assim que pensam a maioria das mulheres, que como eu, vivemos a realidade de um big brother gigante. Sim, é assim que me sinto muitas vezes e sei que não estou sozinha neste sentimento.

Trocamos o salto alto, por pantufas descoladas, a camisa de seda por um bom moletom, a maquiagem por uma máscara de tratamento para a pele (finalmente agora temos tempo para fazer!), o combo fashion, saia e blazer, pela legging com T-shirt e tênis. Trocamos o habitual pelo conforto, pelo bien être!

A maneira como nos vestimos é inseparável do nosso modo de vida. Quem sabe o sentido do consumo, do estilo passem por reformas, com certeza estão em transição.

Talvez depois disso tudo, o devastador Coronavírus, provoque também uma mudança em nossos guarda-roupas. Ou talvez, seja realmente une petite pause, que até mesmo a moda andava precisando.

À bientôt, Lou Michel.

Deixe um comentário