Et vive l’été!

Após um longo e difícil confinamento, o verão está bombando por aqui. Quase sem turistas, mas com muitas regras e enormes restrições, que não existiam antes, aproveitamos enquanto o Covid nos dá uma trégua; mesmo que ele ainda esteja longe de ser esquecido.

O inverno parisiense tem seus encantos e seus deslumbres, mas talvez dure muito para uma cidade que provoca uma vontade incrível de ser percorrida a pé. Por isso o verão é tão festejado! Acabou a hibernação, a ordem é todo mundo para rua! Os dias são consideravelmente mais longos e intensamente aproveitados. Difícil é não se atrapalhar com a hora da janta e fazer as crianças dormirem cedo, já que temos sol até as 22h30. Bem diferente do inverno, em que minhas filhas mal o viam, agora tenho que escondê-lo atrás das cortinas. “Et vive l’été”, que além de aquecer o clima, muda os hábitos, os horários e até o humor dos sisudos moradores da cidade luz.

Apesar de morar em Paris há 12 anos, não faço o tipo “dar dicas”, mas posso falar de algumas coisas que gosto de fazer no verão e que são únicas e exclusivas da estação. Junto com isso, uma coisa é certa, não desdenhe do calor que pode fazer por aqui, então beba muita água, use roupas leves e não saia sem óculos de sol!

  1. A Ponte de “Ouro” – Pont Alexandre III

Olhar o Sena do alto da imponente e dourada Ponte Alexandre III, que separa o 7° arrondissemente do 8°, já é um dos mais belos cenários de Paris, mas descer e aprecia-la de baixo, bebendo um bom vinho ou matando a sede com uma “pression” geladinha, tendo de lambuja o Grand Palais como vista, é ainda mais inesquecível.

Se no inverno o lugar abriga boates com um certo clima “clandestino-chique” em suas margens, no verão é invadido por bares dentro e fora d’agua, abertos toda a semana, do “petit dejeuner” até a o último “cup de champgne”. De preços bem razoáveis, é um lugar sempre procurado pelo descolado público parisiense.

2. Parques + piquenique, o melhor “combo”

Parques e jardins não faltam em Paris, geralmente são lindos, floridos, bem cuidados e podem ser frequentados “sem medo de ser feliz”, ainda mais no verão. Além de serem ótimos lugares para passear ou fazer o jogging nosso de cada dia, nesta época do ano são disputadíssimos e servem de palco para uma das grandes manias francesas, que eu bem incorporei, os adoráveis e divertidos piqueniques. Entre tantos nessa lista de escolha, tenho meus preferidos! O Champ de Mars, porque moro perto e ainda me deslumbro, sim, até hoje, ao ver a Torre Eiffel. O Jardin de Luxembourg, também está entre os meus xodós. Localizado entre Saint-Germain-des-Prés e Quartier Latin, além de ter uma área enorme com atividades para as crianças, encanta pela beleza, o colorido de suas flores e a simetria de suas árvores tão bem cortadas. Mas independente de qual escolher, encha sua cestinha de saladas, frutas, queijos e muito vinho, estenda sua toalhinha à sombra ou ao sol, et voilà!

Bá, que programa!

3. Fila que vale à pena

Sua famosa culinária, doce ou salgada, faz da França um país a ser degustado. Nessa época do ano é fora de questão não experimentar os incríveis sorvetes feitos por aqui. Amorino e Berthillon são duas marcas que fazem parte de Paris e não podem passar em branco. Feitos artesanalmente, os sabores variam conforme a estação e incluem apenas ingredientes frescos. São encontrados em vários pontos da cidade, porém faz parte da tradição e é parada obrigatória para quem passeia pela Ile Saint Louis. E não se assuste com as quilométricas filas porque vala à pena esperar.

4. La vie em rose

Mesmo não sendo expert no assunto e sim uma confessa apaixonada e “degustadora” diária, não tenho como falar das boas coisas do verão francês sem falar no vinho rosé. E quando se fala em vinho rosé se fala em Provence. A região ao sul da França é considerada a capital mundial desse líquido queridinho dos dias quentes, que gelado, combina perfeitamente com as altas temperaturas. Seu frescor, seus aromas e suas cores, são sinônimos de sol, convívio, longas mesas nas varandas, barbecues improvisados (bem típicos nesta época), momentos de relax entre amigos, aperitivos informais. Não importa a ocasião, o certo é que aproveitar o verão parisien embalado por uma, ou muitas tacinhas de rosé, faz todo mundo ver la vie em rose!

Se o corona aí no Brasil, ainda impõe o infindável #fiqueemcasa, eu acredito em um outro hashtag: #vaipassar, só o que não passa são as maravilhas e delícias de uma Paris com clima « abrasileirado ». Tome nota!

Deixe um comentário