oh là là, le chic parisien

Bonjour les filles! Hoje estou aqui para falar sobre elas…as francesas! Elas são conhecidas mundialmente por serem referência no mundo da moda. A haute couture é fortíssima lá, afinal a França é o berço de grandes marcas de luxo, como Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, dentre muitas outras. Mas se você conversar com alguém que mora ou já morou lá, ou mesmo se você já foi à Paris alguma vez, vai entender que o que desperta esse interesse mundial é justamente a moda de rua de Paris, o street style. Ouuii, as mulheres francesas esbanjam charme, elegância e requinte em todas as ocasiões do seu cotidiano, mas com roupas nada extravagantes. Sentar-se em um café por uns instantes e observar as parisienses é, com certeza, um ótimo entretenimento para quem aprecia moda.

Depois muitas e muitas leituras de diferentes autoras francesas e de outras nacionalidades, sim porque nada como buscar mais sobre o assunto para tentar entender esse comportamento; fiz um mix aqui dos conceitos. E é isso que quero compartilhar com vocês hoje!

Mais do que tudo, o estilo parisienne de ser e vestir-se é um estado de espírito. Consideradas como as mulheres mais elegantes do mundo, as francesas ostentam uma moda clássica, atemporal e sempre sinônimo de elegância. Mas se você ainda acha que para passar essa ideia sobre o seu look você precisa se encher de penduricalhos ou roupas caríssimas, você definitivamente precisa ler esse texto até o fim. Elas nunca exageram com produções extremamente elaboradas. Ex.: no quesito cores vibrantes, mix de estampas, acessórios etc. Nada que transmita muito excesso, e isso serve também para a ostentação. Não ter cara de perua é a ideia. Super discretas, as francesas não usam jóias enormes, evitam roupas que os monogramas da marca estejam estampados inúmeras vezes. No entanto, ao olhar para a roupa delas, a gente vê que tem bons tecidos e bons cortes, o que denota serem peças sofisticadas, sem precisar dizer isso de forma gritante. Não é muito chique? Essa é o famoso mantra “menos é mais” na prática, e pode até ser resumido como um estilo despretensioso, um minimalismo chique!

Huuuumm, esse famoso je ne sais quoi. Apesar de não terem um estilo propriamente definido, a essência fashion dessas mulheres é definida pela atitude. O importante é ter estilo, aquele charme que parece sem esforço, e principalmente, portar com personalidade a roupa que se está vestindo. Todas elas são unânimes ao afirmarem que ter estilo significa ter autoconfiança. 

E se você também curte e se identifica com essa atmosfera de elegância, o jeito francês chique, le savoir faire, ou mesmo quer aprender mais sobre novas formas de pensar e renovar seu visual, você está no lugar certo. A loja da French Stripes est’;a repleta de peças que trazem esse contexto para o seu cotidiano. Visite o nosso site! www.frenchstripes.com.br

Indico também várias leituras, mas há duas publicações must-have sobre o tema que você pode ler para obter mais informações sobre tudo isso que estamos falando aqui. O primeiro é livro “A Parisiense – O Guia de Estilo”, escrito por Inès de La Fressange, foi modelo da Chanel, conhece a moda parisiense como ninguém. Ali ela compartilha dicas sobre estilo e beleza além de preciosos conselhos de como se vestir como uma francesa. “Você não precisa nascer em Paris para ter o estilo da parisiense. Eu sou o melhor exemplo disso: nasci em Saint-Tropez!”, garante Inès logo no início do livro.

Depois tem outro título igualmente indispensável: “Como Ser Uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo”, escrito por Caroline de Maigret, Anne Berest, Sophie Mas e Audrey Dwan, quatro parisienses da gema, mulheres incríveis! As dicas passam por moda, mas não só isso, dicas de culinária, cultura, comportamento e homens. Esse livro é pura diversão.

Ambos livros têm suas versões em português, e hoje já têm uma nova edição com mais informações para quem quiser se aprofundar ainda mais!

Um grande segredo das francesas, aquela carta na manga, eu diria…é montar uma cartela em tons neutros com as peças-chave do seu guarda-roupa. Isso porque as cores neutras possibilitam uma infinidade de combinações no seu closet, tudo irá combinar entre si, transformando uma pequena quantidade de peças em inúmeros looks. Essa atitude é, além de tudo, sustentável! Ou seja, usar várias vezes uma mesma peça de roupa. Vocês não acham que uma peça em cor neutra cansa menos e por isso, a gente acaba usando muito mais? Então estas são must-have! Pois toda peça que chegar estampada vai fechar perfeitamente com elas. E as francesas sabem disso! Podem observar: seus looks são mais “descoloridos” em geral, e no entanto não têm nada de sem graça. Ah, mas elas também usam roupas coloridas, ou não? Ouuiii, com certeza, mas sempre combinando com maestria.

Outra dica incrível de Inès de la Fressange é: “Descobrir novas grifes”. E é por isso que hoje eu lhe convido a conhecer mais a French Stripes. Fazemos uma moda com produtos inspirados em todos esses conceitos. Já conhece a nossa loja? Vai lá agora e garante as suas peças, et voilá!

www.frenchstripes.com.br/loja

Deixe um comentário