Dicas para lavar e cuidar das suas roupas

Bonjour les filles! Como estão meninas? Retornamos oficialmente com nosso blog conforme anunciamos lá no nosso instagram. C’est supeeer!
        
E hoje queremos trazer a vocês algumas dicas muito importantes sobre como conservar melhor as suas roupas! Sim, quando falamos em sustentabilidade, uma das coisas que devemos ter em mente é cuidar bem do que temos. Cuidar das nossas peças aumenta e muito a vida útil delas! Por isso estamos aqui trazendo dicas incríveis para vocês manterem esse guarda roupas francês sempre impecável.

Uma das coisas que mais incomoda nas roupas é a formação de bolinhas ou peeling, certo? Oui oui oui. Entender como isso acontece nos ajuda na hora de escolher a melhor maneira de lavar!
A bolinha acontece principalmente por causa do atrito que ocorre nas fibras durante a lavagem. Sim, as peças na máquina ficam se batendo umas nas outras provocando eventualmente uma microruptura em algumas fibras, causando uma elevação ou seja, a formação da bolinha.
Portanto sim, para roupas delicadas (como o linho, o tricô e até mesmo um algodão mais fino) prefira sempre lavar à mão. Mas, caso não seja possível fazer isso sempre, ou você realmente esteja sem tempo, uma ótima dica – e que minimiza muito esse problema – é sempre virar as peças do avesso na hora de lavar. Isso evita que a parte direita esteja 100% exposta ao enorme atrito presente na máquina de lavar. Lembrando que isso não serve apenas para roupas delicadas, mas também para jeans, malhas em algodão e viscose, lã…qualquer peça vai durar mais se for lavada sempre do lado avesso. Inclusive isso protege as estampas das peças, se estas forem estampadas.

Outra ótima dica são os saquinhos de roupas! Eles isolam as peças ainda mais e evitam que algum zíper ou ferragem engate na outra peça ou arranhe provocando algum dano maior. Use e abuse deles quando tiver que colocar uma peça especial na máquina.

Outro fato a se levar em consideração é a quantidade de roupa que você está colocando na máquina. Mesmo que tenha ali um peso máximo, fique bem longe desse número. Saiba separar bem as peças por cor, por tipo de tecido etc. Faça ciclos mais curtos, por mais vezes e com menos roupas de cada vez. Et voilà! Como o atrito entre as peças é o principal causador de peeling, quanto mais cheia a sua máquina estiver, maior é a chance das inimigas aparecerem, além de possivelmente danificar a sua máquina com tanto peso dentro dela.

Por último, o sabão líquido é uma ótima pedida para tecidos delicados. Ele é mais gentil com as fibras (inclusive existem hoje ótimas versões de sabões mais naturais nos supermercados – uma ótima opção é o sabão de coco), e pode tanto ser utilizado na lavagem à mão quanto na lavadora. Caso queira preservar ainda mais suas peças, opte por ciclos mais leves, e com água fria (sim! A água quente encolhe as fibras de algodão, por exemplo).

E por falar em peças delicadas, os tricots precisam de alguns cuidados especiais a mais! Então como guardá-los? Pendurar? Nem pensar! Nunca pendure, seja tricot de algodão ou lã e independentemente do tipo de cabide. Isso vai modificar a sua modelagem, causar deformações. A forma correta de guardá-lo é dobrado, em gavetas ou prateleiras. Ah c’est très important! Depois de lavar e enxaguar, deixe o tricot secar na horizontal. Se você pendurar no varal o próprio peso da peça molhada vai acabar deformando. É a mesma lógica de não guardar em cabides. Por último, a maioria dos tricots não precisa ser passado. Se for realmente necessário, a dica é usar apenas o vapor do ferro elétrico. Ele é suficiente para amaciar e moldar a malha. Mas não precisa passar.

Pode ter certeza, depois dessas dicas as suas roupas terão a sua durabilidade aumentada. Esperamos ter te ajudado! Bisous 💋💋 Et à la prochaine.

Não deixe de nos seguir nas redes!

Deixe um comentário