Um pouco dessa paixão très vintage…

Bonjour meninas, ça va? Por aqui quem fala é a Rafa, a diretora criativa da French Stripes. E hoje vou falar na primeira pessoa mesmo. Sou uma amante de coisas vintage em geral. Coleciono inspirações e mimos de brechós e mercados de pulgas na minha casa, e – é claro, muuuuitas coisas da casa da minha mãe e da minha avó. Pode ser uma foto antiga até meio desgastada pelo tempo, uma peça de roupa com alguma manchinha de uso, um vasinho de flor ou uma louça que tenha um charme especial…J’adooore.

Memórias afetivas me abastecem o coração e me dão novas ideias. Aliás, isso foi uma das coisas que mais me aproximou emocionalmente de Paris. Quando coloquei meus pés lá pela primeira vez, não podia acreditar que eu tava vendo tudo que mais amo reunido num mesmo lugar. Tanta história ali contada nos detalhes de cada cantinho daquela cidade me deixaram apaixonada. Aliás, eu também amo como os parisienses se apropriam e cuidam dela. Porque eles curtem, aproveitam os espaços públicos, colocam vida ali em cada bistrô, em cada praça. Et voilà!

Por aqui, estou sempre em busca de um pouco de história para poder utilizar de pano de fundo para a French. Para fazer nosso último shooting de fotos da marca, busquei um prédio histórico que permitisse que fizéssemos esse registro em algum local especial. Esse cenário era primordial para podermos trazer toda essa essência que conversa com o que significa a French Stripes. E que, na verdade, também fala sobre um pedaço de mim. E foi nessa busca que encontramos a Casa Godoy em Porto Alegre.

Uma edificação de 1907, comecinho do século XX. A casa possui 719,39m2 de área construída, com detalhes projetados meticulosamente, onde foi feita a adequação para cada espaço, desde o desenho até os materiais utilizados nas esquadrias, pisos, paredes com afrescos, forros com madeira esculpida com riqueza de detalhes e mobiliário antigo. Um lugar inacreditável, uma relíquia, nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar algo assim! Todas nós – que participamos do shooting – ficamos boquiabertas! Acompanhem no instagram todas as nossas postagens para verem os detalhes desse verdadeiro tesouro que encontramos!

Camisa Ruth

Toda casa foi construída no estilo art nouveau em uma reprodução perfeita desse movimento artístico. Não consigo descrever aqui a quantidade de detalhes, mas é realmente impressionante. A fachada tem diversos relevos florais e um gradeamento em ferro trabalhado nas janelas do térreo, a única abertura do sótão é coroada por um frontão de desenho ousado que domina o conjunto. Sobre a entrada, há uma janela com vitral maravilhosa. Toda feita baseada em elementos construtivos de alvenaria e ferro de forma ornamental, conforme os pressupostos do movimento art nouveau. C’est magnifique! Resumindo bem esse estilo, há uma predominância de elementos compostos principalmente por formas e estruturas da natureza, não somente de flores e plantas, mas também de linhas curvas.

A residência foi erguida por iniciativa do comerciante Arno Bastian Meyer e passou por outros proprietários até ser adquirida, em 1939, pelo psiquiatra Jacintho Godoy, que instalou na residência o seu consultório, que ficava no térreo do casarão de três pavimentos. Em sua homenagem, a construção leva o seu nome. A Casa Godoy foi tombada em 1996 e adquirida pela Prefeitura. Nela está instalada, desde 1998, a Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural. Ela aguarda restauros, e nós estamos aqui de dedos cruzados para que isso ocorra muito em breve! E que ela volte a ser deslumbrante e cheia de visitantes curiosos para aplaudi-la, como merece. É sem dúvida, um dos locais mais ricos do ponto de vista histórico e arquitetônico da capital gaúcha.

E aí, gostaram?

Bisous et à la prochaine, 💋

Rafa.

http://www.instagram.com/frenchstripess

www.frenchstripes.com.br

Leia mais…

Para sempre Jane!

Nossa musa nos deixou no último domingo. Dona de uma voz doce, um sorriso e um carisma sem iguais. Não é novidade que a gente aqui ama a Jane Birkin! Cheia de autenticidade, Jane ensinou ao mundo o conceito do chique sem esforço. Sim, ela é britânica, porém adotou a França como país para viver…

Maria Antonieta: a Rainha da Moda

Que a França é uma referência internacional de Moda todos nós sabemos. Essa relação com a criação de tendências e com ícones de estilo é antiga, remete pelo menos à corte francesa de Luís XIV no século XVII.

BCI – Better Cotton Initiative

A BCI existe para melhorar a produção mundial do algodão. Sua meta é tornar toda a produção mundial sustentável. A preocupação da organização sem fins lucrativos é com as pessoas que produzem, com o meio ambiente em que é produzido e visa incrementos para o futuro do setor. A BCI liga pessoas e organizações de…

agnes varda algodão art nouveau BCI better cotton initiative blog french stripes blusa feminina listrada camiseta algodão premium camiseta feminina listrada camisetas de algodão camisetas divertidas camisetas estilosas camisetas femininas casa godoy chique sem esforço cinema francês cuidados com roupas cultura francesa dicas para conservar roupas eric rohmer estilo das francesas fiqueemcasa françois truffaut frenchstripes french stripes história e cultura jane birkin jean-luc godard lavagem de roupas mariniere moda anos 60 moda anos 70 moda casual moda casual chique moda casual elegante moda de rua de paris moda francesa moda parisiense museu paris música francesa nouvelle vague produção sustentável roupas delicadas sustentabilidade vaipassar

Deixe um comentário